segunda, 11 de fevereiro de 2019 - 16:01h
REUNIÃO

PREFEITA MARIA ORLANDA,JUIZ FÁBIO SILVEIRA E PROMOTORA THAYSA ASSUM PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA RELACIONADA A REMOÇÃO DE PACIENTES POR VIA AÉREA PARA A CAPITAL.
Uma dificuldade que se alastra há muito tempo em nosso município foi pauta para a reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (08), onde o juiz da 2ª Vara de competência geral da Comarca de Oiapoque, Juiz Fábio Silveira Gurgel do Amaral, juntamente com a Promotora Thaissa Assum, O secretário Estadual de Saúde, Gastão Calandrine, a Diretora do Hospital de Oiapoque , Lisiane Lobato, a Prefeita Maria Orlanda acompanhada da Secretária de Administração Cristiane Marques, o Secretário de representação Externa Isaú da Silva.
Estiveram tratando sobre o serviço de remoção de pacientes do Município até a capital, foram pontuados : a demora da resposta do serviço da aeronave; ausência de ambulância na cidade, falta de leitos de UTI em Oiapoque, entre outros.
A declaração do Juiz foi: “segundo ao que expusemos, o secretário de saúde Gastão Calandrine se comprometeu em criar um leito de UTI de forma emergencial”.
O Juiz também declarou a frequência com que acontece ações desse tipo, e argumentou a importância do diálogo aberto com representantes da saúde, afim de solucionar o problema.
Relembrando que em um de seus primeiros plantões no município recebeu do MP-AP,uma ação ajuizada solicitando a remoção de um paciente via UTI aérea até a capital.
A Prefeita Maria Orlanda, afirma o compromisso e preocupação sobre este assunto, pois sabe que quem está doente tem pressa, e alguns casos são extremos, sendo que nosso município já perdeu varias pessoas, que necessitavam dessa rápida locomoção e infelizmente não aconteceu.
Também participou da reunião o Sub procurador do estado Thiago Albuquerque.

2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International