quinta, 19 de março de 2020 - 12:35h
Município de Oiapoque se mobiliza no Combate ao COVID-19
Decretação do Estado de Emergência.
A Prefeita Maria Orlanda, assinou nesta quarta-feira(18), três decretos sendo eles: Decreto nº 202/2020-PMO, Declarando situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Oiapoque, Decreto nº 201/2020-PMO, com série de providências para o enfrentamento do COVID-19 no Município e o Decreto nº 203/2020-PMO, Criando o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus(COVID-19).

São Orientações com embasamento sanitário cujo foco é evitar ao máximo aglomerações de pessoas e consequentemente a possibilidade de propagação do Coronavírus.
?Várias Medidas foram tomadas entre elas:
?A Criação do Comitê de Crise.
?Suspensão das aulas no período de mais 15 dias.
?Estabelecimentos como: restaurantes, bares, lanchonetes, academias , centros culturais e religiosos, não podendo exceder 50%(cinquenta por cento) da capacidade máxima.
?Ficam cancelados todo e qualquer evento realizado em local fechado, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração, tipo e modalidade do evento.
?De forma excepcional e com interesse de resguardar o interesse da coletividade e a qualidade de vida das pessoas, ficam suspensas as atividades em casas noturnas, boates e similares.
Para tratar sobre as medidas a Prefeita reuniu no período da tarde com os Órgãos de Segurança do Município, repassando o que foi tratado em Macapá na Reunião com todos os Prefeitos e Governo do Estado, sobre medidas adotadas.
O Governador Waldez Góes por telefone ? ( viva voz), participou da reunião, onde afirmou que o Estado do Amapá Oficializará Junto ao Governo Federal sobre a necessidade do fechamento da Fronteira.
(O que já ocorreu).
Assim como o Município através da Prefeitura estará para cumprir ordens de poderes superiores, falou também do Plano de Controle, sobre uma barreira sanitária para conter e identificar possíveis casos, assim como comunicou o aporte financeiro Dispensado a Secretaria de Estado da Saúde e consequentemente aos Municípios, para auxiliar na aquisição de Correlatos e equipamentos de EPI’S e demais necessários ao Combate.
Participaram representantes do Exército, Marinha, PRF, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Oiapoque (Procuradoria Geral de Oiapoque, SEMADP, SEMED), Juiza da Comarca de Oiapoque.
Vale ressaltar que em todo Estado do Amapá existem apenas casos suspeitos e não confirmados, mas todas as medidas são extremamente necessárias para que o vírus não se propague.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Estado de Emergencia 01