quarta, 01 de junho de 2022 - 10:59h
VILA BRASIL E ILHA BELA
PREFEITURA DE OIAPOQUE
VILA BRASIL E ILHA BELA

Prefeitura envia equipes as comunidades.
A Prefeitura de Oiapoque , através das Secretarias municipais de Assistência Social (SMADS); Saúde (SEMSA); Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual, deslocaram-se até o Distrito de Vila Brasil e comunidade de Ilha Bela.
O objetivo da ação foi fazer um mapeamento das áreas alagadas com a subida da maré no Rio Oiapoque. O Distrito de Vila Brasil , distante aproximadamente quatro horas e meia da sede do município, possui cerca de 450 habitantes.
A comunidade de Ilha Bela, com aproximadamente 100 casas, tem uma população flutuante com cerca de 400 habitantes, as duas localidades de acesso fluvial ou aeronave de pequeno porte, ficam localizadas no entorno do Parque Nacional das Montanhas do Tumukumaque.
“ Por esse evento de subida do Rio Oiapoque, a defesa civil municipal junto à estadual , fez o mapeamento e coleta de informações que alimentarão o sistema (S2ID) da Defesa Civil Nacional para o reconhecimento federal” comentou o Diretor Leno Farias.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fez a entrega de cestas básicas e água potável para as famílias , a equipe também forneceu atendimento psicológico.
“ Estamos aqui para acima de tudo prestar solidariedade e chegar até essas famílias que enfrentam essas dificuldades por conta da cheia do Rio, trouxemos atendimento psicológico pois entendemos que todo e qualquer evento que nos deixe em situação assim de vulnerabilidade afeta também emocionalmente, nosso prefeito e nossa primeira dama nos designaram e nos deram total apoio para estarmos aqui” comentou Eliete Santos Assessora de Gabinete.
A SEMSA ofertou:
? Consultas médicas ;
?Vacinação de rotina e COVID-19;
?Dispensação de Medicamentos;
?E oficializou a presença da profissional técnica de enfermagem que ficará na área.
“ Essa intervenção urgente nessas localidades, foi estritamente necessária, sabemos da necessidade que essas famílias tem enfrentado e a saúde precisa estar presente permitindo e facilitando os serviços de saúde” comentou Kait Dayana”.