sexta, 02 de abril de 2021 - 11:51h
AUTISMO
AUTISMO
02 de Abril -Conscientização Mundial
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos).
Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam, desde pessoas com outras doenças e condições associadas, como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.
Pensando nas muitas famílias que convivem com TEA em nosso município as secretarias de Cultura e Educação fizeram uma homenagem com um banner na orla da cidade, para enfatizar a data que simboliza a conscientização do Autismo.
Por conta da pandemia, não foi realizada a CAMINHADA AZUL , instituída pela Lei Municipal N° 609/2019-PMO de autoria da Vereadora Irmã Creusa, cujo objetivo é levar informações à população com relação ao transtorno, sua característica , estatísticas , símbolos e inclusão na sociedade.
“Com muita alegria abraçamos a ideia de não deixar passar em branco essa data tão importante para muitas famílias aqui em Oiapoque, é um pequeno gesto porém com uma linda mensagem de conscientização, aproveito agradecer os vereadores Caio Lazamé e Irmã Creusa, pela parceria.” Comentou a Secretária de Cultura Bárbara Sena
“Essa data representa a conscientização pelo autismo e a quebra de um tabu, desmistificando o preconceito , a não aceitação pela pessoa com o transtorno do espectro autista.” Ressaltou o Secretário de Educação Profº Rangel Ribeiro
Porque a cor azul?
O número de meninos autistas é muito maior do que em meninas. A proporção é de quatro pacientes masculinos para uma feminina (considerando o que muitos conhecem por autismo clássico); e de dez crianças masculinas a cada uma paciente do sexo oposto (nos casos de alta funcionalidade).