sexta, 09 de julho de 2021 - 15:09h
PROJETO DE ÁGUA TRATADA ALCANÇARÁ COMUNIDADE DE OIAPOQUE
Projeto de Água Tratada alcançará comunidades de Oiapoque.
O Prefeito Breno Almeida , recebeu no Gabinete civil da PMO, na manhã dessa terça-feira(06),técnicos da Fundação Nacional da Saúde(FUNASA), que estão no Município para as visitas técnicas nos locais que irão receber o Protótipo que fornecerá água tratada para comunidades adjacentes.
Nesse primeiro momento, três comunidades serão beneficiadas com a tecnologia Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, denominada Salta-Z.
Um tipo de filtro desenvolvido pelos técnicos do Serviço de Saúde Ambiental, como solução para atender uma das maiores reivindicações das comunidades, o provimento de água potável de qualidade.
As comunidades serão: Vila do Taparabú, Vila Velha do Cassiporé e Primeiro do Cassiporé, mas o município receberá mais protótipos que poderão alcançar outras localidades.
O sistema Salta-Z é uma tecnologia de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, que faz uso de filtros e dosadores de construção. Com montagem artesanal, fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914/11, do Ministério da Saúde.
Ainda durante a manhã, os Vereadores também estiveram participando da apresentação e orientações dos técnicos, relacionadas ao controle da qualidade da água para consumo humano que cada comunidade receberá.Vale ressaltar que a implantação do Salta-Z, é realizado na modalidade de cooperação técnica, que além da parceria entre governos federal que e municipal, exige da comunidade local, participação ativa no processo.
O Prefeito Breno Almeida colocou-se à disposição para que o projeto seja implantado o quanto antes, pois , sabe da realidade e escassez de água tratada.
“ Ficamos contentes porque sabemos da necessidade dessas comunidades no que se refere a água tratada, com esse projeto esses moradores poderão se livrar de doenças e isso dá uma qualidade de vida a nossa população.” Comentou o Prefeito.