terça, 12 de abril de 2022 - 14:12h
SEMMAM NAS ALDEIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
SEMMAM NAS ALDEIAS
Realização de limpeza na comunidade e palestras sobre educação ambiental.
A Prefeitura Municipal de Oiapoque, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), juntamente com a equipe do Departamento de Limpeza , deslocaram-se até algumas aldeias indígenas para realizar ações de limpeza (roçagem), e também ministrar palestras sobre educação ambiental naquelas comunidades.
As localidades visitadas foram: Santa Isabel, Espírito Santo, Tipidon, Pakapuá e Jondef.
Já o departamento de educação ambiental, engenharia ambiental e integrantes, realizaram - na aldeia Santa Isabel - o projeto do "Sabão Ecológico de Oiapoque". Houve uma oficina de produção do sabão ecológico a partir da reutilização do óleo de cozinha. Futuramente o projeto será contínuo nas demais aldeias.
Aconteceu também:
?? Distribuição de hipoclorito de sódio (cloro),fornecido pela secretaria municipal de saúde -SEMSA para que a SEMMAM distribuísse para os moradores, com ênfase em orientações sobre os cuidados que devem ter no manuseio da água;
??Limpeza de resíduos sólidos.
A Equipe SEMMAM foi composta pelo Secretário Jadison Monteiro,Chefe de Gabinete
Pablo Santos, Waldines. Na equipe de Educação Ambiental estavam a Diretora Josiane Moraes,
Coordenadora Geise Torres, Engenheiro Ambiental Marclei correa, Fiscais ambientais Marcos Barbosa e Tatyane Costa.
A chefe de Gabinete Adriene Castro esteve representando o Prefeito Breno Almeida. E os caciques das aldeias e moradores comentaram que foi muito gratificante e importante as equipes da roçagem e da Semmam fazerem as ações, e parabenizaram o prefeito pelo apoio.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jadison Monteiro, comentou que "é fundamental termos essa relação com as comunidades, fortalecendo assim os laços de apoio e cooperação. É importante desenvolvermos esses projetos, criando assim a consciência ambiental, ensinando alternativas mais ecológicas para a presente geração, aproveitou para agradecer as secretarias de obras e saúde pelo apoio.