quinta, 10 de junho de 2021 - 10:52h
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REÚNE COM REPRESENTANTE DA EMPRESA VOLTALIA
Administração Municipal reúne com representantes da Empresa Voltalia.
A Prefeitura de Oiapoque, através dos Secretários Haroldo Júnior( SEMAD), Jadison Monteiro( SEMMAM), Wilson Caluf(SEMAG)Lineia Santabrigida(Tributos), Oscar Santos(SEMSA), Maurício Brasil(SMDAS) e Fabrício Paiva(Subprocurador), estiveram reunidos com representantes da Empresa Voltalia.
O objetivo da Reunião por parte da Empresa foi explanar sobre o projeto da Pequena Central Hidrelétrica-PCH Salto Cafezoca, que será construída em parte da Cachoeira Grand Roche, no território do município de Oiapoque.
As obras estão previstas para iniciar no o mês de Julho.
Na reunião os representantes da Voltalia buscaram esclarecer a administração municipal sobre a execução do projeto e tiraram dúvidas.Foi levantado pelo município, a importância da mão de obra local, onde a empresa se comprometeu em absolver esses profissionais, pois serão cerca de 200 a 300 profissionais diretamente envolvidos na execução do projeto.
A Assistência Social por meio de seus programas, buscará realizar cadastro dos profissionais locais, assim como em parceria com a próprio empresa Voltalia e outros parceiros, buscarão oferecer cursos de capacitação.
Outro ponto discutido na reunião, foi sobre os impactos ambientais que serão causados.
“Questionamos a respeito das compensações ambientais, já que a empresa vai se instalar no município e fazer um investimento de médio porte, nossa preocupação é quais os impactos Ambientais serão causados.” Comentou o Secretário de Meio Ambiente Jadison Monteiro
A SEMMAM também se colocou à disposição para tratar junto a Empresa sobre projetos voltados a questão de Educação Ambiental e reciclagem.Foi reforçado também sobre as compensações ao Município dos impactados que serão causados pela construção do empreendimento, onde a empresa já elaborou estudo, inclusive com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, onde está em fase de reanálise por parte da diretoria da empresa.
O empreendimento já está com todas licenças emitidas pelo Ibama, portanto, apto para execução. Vale ressaltar que a Salto Cafesoca será uma das PCH's que poderá substituir quase a totalidade da energia térmica atualmente necessária para o nosso município, sendo que a usina termoelétrica não será extinta, podendo ser acionada em caso a PCH não consiga gerar energia suficiente para o município, como no caso de pouca vazão de água.
Trazendo segurança energética para a nossa região, onde a precariedade do fornecimento de energia elétrica sempre foi um dos entraves para o desenvolvimento, ainda mais por estarmos isolados geograficamente, sendo independente do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Equipe Voltalia
Jarilon Santos - Ascom
Danilo Reis -Gerente de Projeto.
Jeffrey Oliveira -Gerente de Projeto.