quarta, 10 de agosto de 2022 - 20:08h
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
PROJETO VIGIA-FALCIPARUM.
SEMSA, firmando parcerias.
A Prefeitura Municipal de Oiapoque, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), participou, no dia 08 de agosto, de uma reunião com os pesquisadores Simone Santos (FIOCRUZ-RJ) e Ricardo Machado (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- UFF), e o Biomédico Valmir Correia (CIEVS).
Em pauta estava o projeto que visa a Integração da Vigilância Molecular para eliminação de Plasmodium Falciparum no Brasil, denominado "Projeto Vigia-falciparum".
O mesmo está sendo implementado em 7 municípios de área de fronteira internacional Amazônica, incluindo o municipio do Oiapoque, e tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para a vigilância molecular da malária, dando suporte aos serviços de saúde pública. O município do Oiapoque, foi um dos municípios escolhidos para o estudo, pois possui um grande fluxo de pessoas na fronteira e malária importada de mão de obra migrante - garimpeiros.
Este projeto é pertinente e significativo e trata de um projeto piloto cujo resultado positivo permitirá ampliar a vigilância molecular para diferentes áreas do país. Tem como base uma forte equipe de pesquisadores de várias instituições de Pesquisa do Brasil e Inglaterra que trabalham nas áreas de epidemiologia e genômica.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Josimar Santos “ O projeto é de suma importância, para a saúde pública do município a Semsa está a disposição e aberta a apoiar e participar de projetos que visem o fortalecimento do conhecimento na área epidemiológica em Oiapoque.”