Logo Amapá
sexta, 31 de março de 2023 - 17:30h - 1659
No Dia da Saúde e Nutrição, Seed reforça a importância da alimentação saudável para os estudantes
As escolas da rede estadual são orientadas pelo Núcleo de Alimentação Escolar para a produção da merenda escolar balanceada.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Vandy Ribeiro/Seed
A alimentação escolar deve incentivar hábitos saudáveis nos estudantes.

O Dia da Saúde e da Nutrição é comemorado no dia 31 de março e a data serve de reflexão para avaliar que tipo de alimentação a população consome, assim como a importância de políticas públicas realistas e preventivas, a exemplo da redução de sal e açúcar no consumo doméstico e escolhas por opções menos industrializadas. 

As escolas da rede estadual são orientadas pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação (NAE-Seed) para a produção da merenda escolar com alimentos saudáveis, tanto nos lanches das escolas parciais ou refeições que as escolas de tempo integral ofertam.

O NAE é composto por 15 nutricionistas e segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Guia Alimentar para a População Brasileira – Promovendo a Alimentação Saudável, do Ministério da Saúde. De acordo com a gerente do NAE, Carmem Gouveia,  a alimentação escolar deve incentivar hábitos saudáveis nos estudantes e cobrir suas necessidades nutricionais para terem um bom rendimento escolar.

“A alimentação impacta diretamente na aprendizagem dos estudantes. O ambiente escolar é um lugar de aprendizado e deve promover também a educação alimentar e nutricional, como incentivar o aluno a fazer escolhas mais saudáveis, com redução do consumo de alimentos ultraprocessados ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas”, destacou a gerente do NAE. 

Além da fiscalização e assessoramento das escolas, o NAE também realiza a capacitação de manipuladores de alimentos, como merendeiras, quanto a boas práticas de manipulação. O núcleo também faz testes de aceitabilidade, avaliação nutricional e palestras de educação alimentar e nutricional.

Dicas alimentares

Escolhas inteligentes na alimentação fazem toda a diferença na performance de aprendizagem. A nutricionista do NAE, Dayse Oliveira, comenta algumas dicas simples são capazes de turbinar o foco e melhorar a aprendizagem. 

“O ômêga 3, presente em peixes e abacates, ajuda no bom funcionamento do cérebro e ativa a memória. Evitar ultraprocessados e beber água é muito importante também, porque sem a hidratação adequada o cérebro desacelera, prejudicando completamente o foco”, pontuou a nutricionista.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá